quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

GESTÃO DE RISCO E IMPACTO: ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA MANTER A CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS


O risco está presente em qualquer processo seja qual for o ambiente de produção. Quando concretizado pode trazer impactos negativos, seguidos de prejuízos para empresa. Assim, julga-se crucial para continuidade do negócio, a implantação do processo de gestão risco.



Somente a elaboração de uma boa política envolvendo normas e procedimentos não é o suficiente, uma vez que é necessário o entendimento e acompanhamento constante de todos os processos críticos de negócio. Para tanto, o apoio sobre um sistema de informação que seja capaz de ilustrar tal ambiente, com seus respectivos processos críticos, faz com a gestão de risco seja trabalhada de maneira mais completa.


Mas o que o sistema deve oferecer? O sistema deve apresentar um ambiente capaz de realizar: inventário de ativos, cadastro dos processos críticos, inserção de políticas, procedimentos operacionais em caso de incidentes, visão estratégica de negócio e acompanhamento periódico das regras estabelecidas.

Mesmo com todo esse aparato é muito importante o processo de conscientização dos colaboradores. Pois de nada adianta estabelecer medidas protetivas se não praticadas!

O sistema GRI Negócios direciona-se para gestão de risco e impacto das tecnologias da informação. Mesmo com o direcionamento, ele pode ser aplicado em outras áreas de negócio, levando em consideração que seu desenvolvimento teve como apoio normas técnicas e metodologias que norteiam o assunto.

danilo@sistemas2b.com.br
Danilo Morais – Sistemas 2B
Especialista em projetos e implementação de redes - UTFPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com este assunto!