quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Uma empresa, seja qual for o seguimento de negócio, precisa processar o maior número de informações no menor tempo possível. Pois tempo é dinheiro! Alinhado a isso, a tecnologia da informação é o braço direito nas rotinas empresariais.

A tecnologia deve ser incorporada de acordo com a realidade do negócio. Não adianta ter um navio para atravessar um lago. O fluxo de atividades em uma micro ou pequena empresa é muito intenso, o que acaba delegando muitas funções para o mesmo funcionário.

Nesse contexto, o apoio sobre um sistema de gestão empresarial, que ofereça recursos fiscais, acompanhamento e planejamento julga-se primordial para o sucesso das micro e pequenas empresas.

A estrutura do ERP (Enterprise Resource Planning), assim chamado o sistema integrado de gestão, é composta por rotinas:



  •  Entrada: Todos os produtos fornecidos por outras empresas (fornecedores) precisam ser cadastrados no sistema, devidamente com seus impostos destacados, preço de custo e venda.

  • Saída: A saída dos produtos ou serviços dá-se por meio fiscal, onde a micro ou pequena empresa deve avaliar suas obrigatoriedades para utilizar o meio correspondente. Atualmente, são usadas em grande escala a Nota Fiscal Eletrônica e a Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor.

  • Contas: O controle de contas a pagar e a receber é fundamental, pois está relacionado com as rotinas citadas acima. Além do lançamento das contas, o sistema deve apresentar relatórios objetivos para avaliação transparente do negócio.

  •  Inteligência de negócios: Apenas a avaliação de relatórios pode não ser o suficiente para gabaritar um bom sistema ERP. A inteligência de negócios, quando aplicadas sobre o sistema ERP, é capaz de extrair as melhores informações do banco de dados, possibilitando ao empresário tomar decisões precisas e objetivas.

Dentro de cada uma das rotinas citadas pode haver diversos módulos que somam para qualidade das operações. Além do ERP, outros sistemas mais direcionados podem ser essenciais para a qualidade do gerenciamento do negócio. Exemplo disso é o CRM.

O CRM (Customer Relationship Management) trata-se de um sistema capaz de melhorar o relacionamento da empresa com o cliente. Através do CRM, a empresa consegue antecipar as necessidades do cliente e oferecer um produto com maior nível de aceitação no mercado.

Por fim, apesar de toda tecnologia oferecida, cabe a empresa capacitar e valorizar os profissionais que operam tais recursos. Pois de nada adianta um smartphone se eu só sei fazer ligações. 


danilo@sistemas2b.com.br
Danilo Morais - Sistemas 2B
Especilista em Projetos e Implemantação de Redes de Computadores - UTFPR

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